domingo, 9 de janeiro de 2022

O inferno é aqui


"O inferno está vazio e todos os demônios estão aqui." 

 William Shakespeare 

"O inferno são os outros." 

 Jean Paul Sartre  

A ideia do paraíso e inferno me parece absurda, em relação à existência externa de um lugar totalmente bom e um lugar totalmente ruim, à luta do bem contra o mal no mundo de fantasia, ideias que se resumem ao além daqui. Porém, o bem e o mal são os lados opostos da mesma moeda e essa moeda está nas mãos humanas, está aqui na terra. Quem faz o bem e o mal somos nós mesmos. O inferno não são os outros, o inferno somos nós mesmos. O ser humano pode fazer de sua vida um inferno, como também pode fazer de sua vida um paraíso. A desigualdade no mundo, a violência, as guerras, o derramamento de sangue, são ações humanas. Os demônios não agem sobre os humanos, os próprios seres humanos são os demônios. É preciso estar disposto a encarar a realidade como ela realmente é e não como a gente quer e idealiza que ela seja. O ser humano cria uma quimera, para negar ou se distanciar do real. Enfrentamos o juízo final diariamente, ele não está para chegar, ele já chegou faz tempo. O inferno é aqui, o paraíso é aqui. Porém, nem todos têm o privilégio de chegar ao paraíso, mas são muitos os que estão no inferno.  

"O inferno dos pobres é feito do paraíso dos ricos." 

 Victor Hugo  

Enquanto há seres humanos lutando pela sua sobrevivência e de seus familiares no inferno, em contrapartida, há outros esbanjando seu poder e vivendo no paraíso. Essa desigualdade não foi Deus quem estabeleceu, foi o próprio ser humano. Estamos sós e ao mesmo tempo rodeados de demônios. Vivemos em uma sociedade dividida e foram os próprios indivíduos que dividiram-na. Mas vale destacar que essa divisão foi feita por indivíduos que adquiriram poder através de outros. A ideia de seleção natural é restrita e muito específica ao mundo animal. Porém, a atribuição e visão de que na sociedade há, tanto fortes, quanto fracos, é uma criação humana que leva os indivíduos de uma sociedade a disputar e competir entre si, com o objetivo de estabelecer qual deles têm mais poder. O ser humano poderia ser civilizado, porém não o é e se comporta e age como um animal, não pensante, mas ignorante. Aqui, na sociedade, as guerras não vão parar, porque o ser humano assim o quer, ele necessita do caos. Ele não consegue viver em paz e te deixar em paz. A desigualdade vai continuar, o derramamento de sangue, a violência. Daqui que o ser humano mude, pessoas inocentes irão pagar pelos erros de outros, por ações mal pensadas e até pensadas, mas pensadas irracionalmente, impulsivamente. O inferno em que muitos vivem, infelizmente, ainda, vai continuar. 

Por Ruan Vieira 

4 comentários:

  1. Ótimo texto. Concordo totalmente. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto. Que ele nos sirva de reflexão, a fim de que possamos contribuir para a diminuição do inferno que é imposto a muitos dos nossos semelhantes.

    ResponderExcluir

El hilo rojo del destino (O fio vermelho do destino)

Hay una leyenda oriental que cuenta que las personas destinadas a conocerse tienen un hilo rojo atado en sus dedos que les une el uno al otr...