terça-feira, 24 de maio de 2022

A vida é uma metamorfose


"Nada permanece, tudo é devir." 

- Heráclito  

A vida é um ciclo, um processo finito que não é permanente, não é constante. A vida é uma metamorfose, cheia de mudanças, cheia de oscilações. Porém, vale destacar que a sua e a minha vida tem fim, cessa. Mas a vida em si, não finda. Enquanto a vida de alguém chega ao fim, uma outra vida, em algum lugar do mundo, nasce. Um homem chega à óbito hoje e ainda hoje nasce uma criança.  

"A única coisa que não muda é que tudo muda."  

- Heráclito  

A vida é uma constante, não num sentido de permanecer em um único sentido, a vida não é uma linha reta. Mas num sentido de estar sempre em mudança. A vida, então, é uma constante de mudanças. Ela não se resume em um único sentido, mas em vários. Muitas pessoas já devem ter se perguntado "qual o sentido da vida?", mas elas deveriam ter se perguntado "qual o sentido da minha vida?", a vida não necessita de sentido para ser vivida, mas vale destacar que o próprio ser humano pode dá sentido a ela, cada um de nós pode encontrar um sentido de viver. Por isso, digo que "ela não necessita", mas pode vir a ter, pois cabe a cada um encontrar um sentido, não para a vida em geral, mas para a sua vida.  

"Aquele que tem um porquê de viver, pode suportar quase qualquer como."  

- Friedrich Nietzsche  

Mais uma vez, volto a dizer a mesma coisa, porém com outras palavras. Muitas pessoas se perguntam "Por que viver?", mas deveriam se perguntar "Por que eu vivo?", a resposta para esta pergunta cabe a cada ser humano, pois todos nós, enquanto vivos, temos um porquê de viver. Talvez, a gente demore a encontrar ou pense que não tem, mas todos nós temos, porém, são porquês diferentes. É feito o sentido da vida, o sentido da minha pode não ser o da sua e vice-versa. Mas vale destacar que a nossa vida não é regida pelos deuses nem pelo o universo. A nossa vida é regida por nós mesmos. As respostas para nossas perguntas estão aqui, às vezes estão diante de nossos olhos, mas voltamos nossa visão e pensamento para outras coisas e assim não percebemos. Costumo dizer que tem gente que leva a vida e tem gente que a vida leva. Deixar a vida nos levar é perigoso, pois às vezes, a vida vai nos levar para aonde não queremos ir. O controle sempre esteve em nossas mãos, a responsabilidade é nossa. O destino somos nós mesmos quem fazemos, o caminho somos nós mesmos quem trilhamos. Você é o responsável por seu futuro.  

"A morte não é nada para nós, pois, quando existimos, não existe a morte, e quando existe a morte, não existimos mais." 

- Epicuro  

"Às vezes, não há nenhum aviso. As coisas acontecem em segundos. Tudo muda. Você está vivo. Você está morto. E as coisas continuam. 
Somos finos como papel. Existimos por acaso entre as percentagens, temporariamente. E esta é a melhor e a pior parte, o fator temporal. E não há nada que se possa fazer sobre isso. Você pode sentar no topo de uma montanha e meditar por décadas e nada vai mudar. Você pode mudar a si mesmo para ser aceitável, mas talvez isso também esteja errado. Talvez pensemos demais. Sinta mais, pense menos." 

- Charles Bukowski  

Que vamos morrer um dia não é novidade! e não deveria mais nos assustar, pois aquele que viveu e aproveitou o tempo que tinha, não tem motivos para temer a morte. Mas aquele que desperdiçou seu tempo e não viveu, este tem motivos para temê-la. A morte é certa, não se sabe a hora nem o dia, mas se sabe que ela vem. Porém, enquanto ela não vem, devíamos viver. E aqui está uma grande ironia: A morte, muitas das vezes, é o que nos impulsiona a viver. Mas não era para ser assim. Só nos damos conta de que deixamos de aproveitar os bons momentos, quando já estamos no fim. As pessoas tendem a deixar a vida para o amanhã, mas o amanhã pode não chegar. E há pessoas que quando recebem a desagradável notícia de que têm pouco tempo de vida, arrependem-se, há decepção e até inconformação, não pelo fato de saberem que irão morrer, mas pelo fato de se darem conta de que não viveram. A morte ao mesmo tempo que choca uma pessoa, também a acorda. A palavra de ordem é viva enquanto pode respirar, enquanto tem tempo, aproveite os momentos, encare novos desafios, não pare, caminhe, movimente-se, não se renda, lute. Não permita que a morte te faça viver, este é o papel da vida. Não se preocupe com a morte. Apenas viva.  

"Como os anos passam depressa! 
Que fizeste durante esse tempo? 
Chegaste realmente a viver ou não? 
Que frio faz neste mundo, basta que passem mais uns anos para que chegue a espantosa solidão, a trémula velhice que traz consigo a tristeza e a dor. O teu mundo fantástico há de perder então as suas cores, murcharão e morrerão os teus sonhos, e como as folhas amarelas que tombam das árvores, também eles se desprenderão de ti." 

- Fiódor Dostoiévski  

Por Ruan Vieira

quinta-feira, 19 de maio de 2022

ART DE VERS

ART DE VERS

Idealizado e criado por dois jovens residentes em Propriá - SE, o Art de Vers surgiu como uma forma de expressão artística, em que ambos, utilizando-se de seus talentos, divulgam seu trabalho criativo. Ruan Vieira e Darlysson Santos se conheceram na escola, ambos já se destacavam fazendo o que tanto gostavam, arte. A poesia é uma expressão artística, assim como o desenho. Juntos, o desenho e a poesia complementam-se. O desenho por si só é belo, o visual, os traços sutis, bruscos, as cores, os detalhes, integram essa beleza.


(“Pássaros engaiolados” - Art de Vers)

A interpretação ao ver um desenho, uma pintura ou um grafite, está mais voltada para a imagem, para uma mensagem visual. Com uma linguagem não verbal ou até verbal, um desenho passa a sua mensagem. A poesia por si só é bela, a construção dos versos, a rima, a musicalidade, as figuras de linguagem, as expressões regionais, tudo isso e um pouco mais integram essa beleza.

Já a interpretação ao ler uma poesia, está mais voltada para a leitura. Com uma linguagem verbal ou até mesmo não verbal, uma poesia também passa a sua mensagem. Mas imaginem juntar, interligar esses dois? Desenho e poesia? Foi isso que esses dois jovens fizeram. O Art de Vers surgiu a partir de um mesmo pensamento, uma mesma ideia, juntar os versos ao desenho e vice-versa. Ambos, então, pensaram ao mesmo tempo em começar uma parceria e começaram. No dia 01 de outubro de 2020, uma página foi criada no Facebook. Tempo depois, eles também resolveram criar um perfil no Instagram e se utilizando dessa era tecnológica, ambos publicam seu trabalho artístico virtualmente. Porém, não pretendem ficar só no virtual, pois um de seus objetivos, que inclusive cooperou para esse projeto, foi a visão de um dia terem sua arte exposta nos muros da cidade e pelo mundo. Tendo como uma das influências, a arte de Banksy, Ruan e Darlysson desenvolveram esse projeto sob essa perspectiva. Falando sobre temas políticos, sociais, filosóficos, dentre tantos outros como a vida, a natureza, o amor, a morte etc, esses dois jovens com sua expressividade, revolta e reflexão, produzem um ótimo conteúdo. A sátira, o sarcasmo e a ironia, além do senso crítico, são os ingredientes principais de suas criações.

(“In-justiça” - Art de Vers)

Com o Ruan Vieira nos versos e Darlysson Santos nos desenhos, nasceu o Art de Vers. Um poeta e um artista, que em parceria, levam um pouco de reflexão e bom senso para a sociedade.


Acompanhe o trabalho deles, através das redes sociais, e apoie esta iniciativa:


Art de Vers


Facebook: https://www.facebook.com/ArtdeVers/

Instagram: https://instagram.com/art_de_vers?utm_medium=copy_link


Ruan Vieira

09/09/2001

Aracaju - SE

Poeta/escritor

Fundador do Art de Vers


Instagram: https://instagram.com/libertospelapoesia?utm_medium=copy_link


Darlysson Santos


16/01/2002

Propriá - SE

Ilustrador/contista

Co-fundador do Art de Vers


Site: https://www.leezartstudio.com

Instagram: https://instagram.com/leezart_studio?utm_medium=copy_link



El hilo rojo del destino (O fio vermelho do destino)

Hay una leyenda oriental que cuenta que las personas destinadas a conocerse tienen un hilo rojo atado en sus dedos que les une el uno al otr...