- Heráclito
A vida é um ciclo, um processo finito que não é permanente, não é constante. A vida é uma metamorfose, cheia de mudanças, cheia de oscilações. Porém, vale destacar que a sua e a minha vida tem fim, cessa. Mas a vida em si, não finda. Enquanto a vida de alguém chega ao fim, uma outra vida, em algum lugar do mundo, nasce. Um homem chega à óbito hoje e ainda hoje nasce uma criança.
"A única coisa que não muda é que tudo muda."
- Heráclito
A vida é uma constante, não num sentido de permanecer em um único sentido, a vida não é uma linha reta. Mas num sentido de estar sempre em mudança. A vida, então, é uma constante de mudanças. Ela não se resume em um único sentido, mas em vários. Muitas pessoas já devem ter se perguntado "qual o sentido da vida?", mas elas deveriam ter se perguntado "qual o sentido da minha vida?", a vida não necessita de sentido para ser vivida, mas vale destacar que o próprio ser humano pode dá sentido a ela, cada um de nós pode encontrar um sentido de viver. Por isso, digo que "ela não necessita", mas pode vir a ter, pois cabe a cada um encontrar um sentido, não para a vida em geral, mas para a sua vida.
"Aquele que tem um porquê de viver, pode suportar quase qualquer como."
- Friedrich Nietzsche
Mais uma vez, volto a dizer a mesma coisa, porém com outras palavras. Muitas pessoas se perguntam "Por que viver?", mas deveriam se perguntar "Por que eu vivo?", a resposta para esta pergunta cabe a cada ser humano, pois todos nós, enquanto vivos, temos um porquê de viver. Talvez, a gente demore a encontrar ou pense que não tem, mas todos nós temos, porém, são porquês diferentes. É feito o sentido da vida, o sentido da minha pode não ser o da sua e vice-versa. Mas vale destacar que a nossa vida não é regida pelos deuses nem pelo o universo. A nossa vida é regida por nós mesmos. As respostas para nossas perguntas estão aqui, às vezes estão diante de nossos olhos, mas voltamos nossa visão e pensamento para outras coisas e assim não percebemos. Costumo dizer que tem gente que leva a vida e tem gente que a vida leva. Deixar a vida nos levar é perigoso, pois às vezes, a vida vai nos levar para aonde não queremos ir. O controle sempre esteve em nossas mãos, a responsabilidade é nossa. O destino somos nós mesmos quem fazemos, o caminho somos nós mesmos quem trilhamos. Você é o responsável por seu futuro.
"A morte não é nada para nós, pois, quando existimos, não existe a morte, e quando existe a morte, não existimos mais."
- Epicuro
"Às vezes, não há nenhum aviso. As coisas acontecem em segundos. Tudo muda. Você está vivo. Você está morto. E as coisas continuam.
Somos finos como papel. Existimos por acaso entre as percentagens, temporariamente. E esta é a melhor e a pior parte, o fator temporal. E não há nada que se possa fazer sobre isso. Você pode sentar no topo de uma montanha e meditar por décadas e nada vai mudar. Você pode mudar a si mesmo para ser aceitável, mas talvez isso também esteja errado. Talvez pensemos demais. Sinta mais, pense menos."
- Charles Bukowski
Que vamos morrer um dia não é novidade! e não deveria mais nos assustar, pois aquele que viveu e aproveitou o tempo que tinha, não tem motivos para temer a morte. Mas aquele que desperdiçou seu tempo e não viveu, este tem motivos para temê-la. A morte é certa, não se sabe a hora nem o dia, mas se sabe que ela vem. Porém, enquanto ela não vem, devíamos viver. E aqui está uma grande ironia: A morte, muitas das vezes, é o que nos impulsiona a viver. Mas não era para ser assim. Só nos damos conta de que deixamos de aproveitar os bons momentos, quando já estamos no fim. As pessoas tendem a deixar a vida para o amanhã, mas o amanhã pode não chegar. E há pessoas que quando recebem a desagradável notícia de que têm pouco tempo de vida, arrependem-se, há decepção e até inconformação, não pelo fato de saberem que irão morrer, mas pelo fato de se darem conta de que não viveram. A morte ao mesmo tempo que choca uma pessoa, também a acorda. A palavra de ordem é viva enquanto pode respirar, enquanto tem tempo, aproveite os momentos, encare novos desafios, não pare, caminhe, movimente-se, não se renda, lute. Não permita que a morte te faça viver, este é o papel da vida. Não se preocupe com a morte. Apenas viva.
"Como os anos passam depressa!
Que fizeste durante esse tempo?
Chegaste realmente a viver ou não?
Que frio faz neste mundo, basta que passem mais uns anos para que chegue a espantosa solidão, a trémula velhice que traz consigo a tristeza e a dor. O teu mundo fantástico há de perder então as suas cores, murcharão e morrerão os teus sonhos, e como as folhas amarelas que tombam das árvores, também eles se desprenderão de ti."
- Fiódor Dostoiévski
Por Ruan Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário