Certa vez me perguntaram "O que é amar outra pessoa?", eu respondi que é estar apaixonado. Quando dois caminhos distintos se cruzam pelo caminho, fazendo de duas linhas uma só, acontece antes de tudo o primeiro contato. Há pessoas que se apaixonam por um olhar, outras por um sorriso, há àquelas que se apaixonam a partir de um abraço ou até um aperto de mão. Mas o que todas essas situações têm em comum é que a paixão estava em ação. Já ouviu falar daquele ditado "amor à primeira vista"? Eu acho que o mais coerente a se dizer é "paixão à primeira vista". Isso, porque, antes de tudo vem a fase da paixão. Onde tudo é perfeito, não se enxergam os defeitos, não se faz julgamentos, não há discussões, tudo parece incrível. O que vem depois é uma fase de transição, onde se está entre a paixão acabando e o amor nascendo.
Retomando a pergunta acima, amar outra pessoa é aceitar tudo o que a paixão rejeitou: os defeitos, os julgamentos, as discussões, o "jogo da culpa" e o de "dar o troco", o de "não dar o braço a torcer" etc. Quando eu digo "aceitar", não me entenda mal, é você ter noção e reconhecer que sabe onde está se metendo. A paixão que é cega, mas o amor tem olhos bem abertos. Quando duas pessoas estão a se conhecer, muita coisa não se é revelada. É o primeiro contato, é o primeiro encontro, tanto uma quanto outra tentam ao máximo se policiar para não causar uma má impressão. Mas, na medida em que mais encontros vão acontecendo, vai-se percebendo alguns sinais de como a relação será.
Em um relacionamento amoroso acontece um grande contato e troca de qualidades e defeitos, manias e hábitos, medos e anseios. Nisso, pode haver alguns choques, mas é natural; são universos diferentes tentando se conectar. Mas para amar outra pessoa não basta somente estar apaixonada(o). Tem que ter uma disposição e vontade tamanha que se o outro faltar, você repõe, você cobre. Não se pode buscar a felicidade no outro, como se ele fosse responsável por te fazer feliz. Não é assim. Em um relacionamento, os dois têm que buscarem juntos a felicidade. A felicidade está nos atos de amar e não na pessoa amada.
O que levam as pessoas a durarem tanto tempo em um relacionamento? Será o amor? O sentimento nada faz por si só. Ele apenas entra em ação quando dois corpos, quando distantes, são levados a se encontrarem novamente. Quando se passa muito tempo com alguém, ambos se contaminam. Você deixa marcas naquela pessoa e vice-versa. Um relacionamento que dura já faz anos tem muita história pra contar, porque as duas personagens principais vivenciaram muitos momentos, escreveram juntas muitos capítulos. Há muita sensação envolvida, você sente falta, tenta esquecer, mas não consegue, o corpo fala, a mente pensa, o coração sente. O sentimento amor faz toda a diferença, mas quem mais faz toda a diferença são as pessoas envolvidas.
No namoro, podem ocorrer três fases:
PAIXÃO - AMOR - AMIZADE
Essas três fases estão conectadas, elas se misturam e se influenciam transformando dias em semanas, semanas em meses, meses em anos. Apesar de a paixão iniciar o ciclo, o amor é o centro, portanto, a base; se a paixão não chegar ao amor, ela não dura. Nesse ciclo a paixão não tem lugar fixo, assim como a amizade. Nem sempre a paixão inicia um relacionamento, ás vezes é a amizade. Só que o amor tem um lugar fixo, pois ele é o centro. Entretanto, quem faz esse ciclo funcionar ou não são os envolvidos. O amor só dura se o casal o fizer durar.
Por Ruan Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário